O significado da cruz para os cristãos

A cruz é tida como um dos elementos centrais da fé cristã. Saiba mais

Imagem de capa - O significado da cruz para os cristãos

No dia 14 de setembro é celebrado “O Dia da Cruz”. A data foi instituída para homenagear o símbolo cristão, onde o Senhor Jesus Cristo alcançou a vitória sobre a morte e os pecados.

A cruz é tida como um dos elementos centrais da fé cristã. Seus dois lados opostos representam a relação entre a vida e a morte, o mundo espiritual e o mundo terreno, condenação e redenção. Ela também representa sensações como a dor e o sacrifício e o perdão e amor.

Antes de Cristo

Na era antes de Jesus, a cruz era utilizada pelos romanos como um instrumento de tortura e pena de morte aplicada aos que cometiam crimes. Sua principal função era servir de lição para outras pessoas, como um exemplo a não ser seguido. Porém, com a crucificação de Cristo, a simbologia mudou e passou a prevalecer o sentimento de fé e renovação.

Depois de Cristo

Após o Filho de Deus ser crucificado, a cruz passou a significar um recomeço e passou a ser entendida como um caminho para o bem, o caminho que liga o homem a Deus.

O Senhor Jesus veio ao mundo para nos salvar, e assim o fez, entregando sua própria vida na cruz por nós.

“E, levando Ele às costas a Sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, onde O crucificaram, e com Ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio”. (João 19. 17 ao 18)

Para entender melhor sobre esse e outros assuntos relacionados à Palavra de Deus, participe neste domingo de uma reunião especial no Templo de Salomão, às 6h, 9h30 e 18h. Ou vá a uma Universal mais próxima de sua casa (consulte o endereço aqui).

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images